ELEVADORES TELESCÓPICOS PARA PEDREIRAS E MINAS

Versatilidade e flexibilidade operativa são características primárias dos elevadores telescópicos e dos outros veículos Dieci; graças à adoção de particulares funcionalidades tecnológicas e aos componentes de qualidade, são perfeitos para garantir performances extremas como as que se exigem no trabalho nas minas, pedreiras e túneis.
A vasta gama de elevadores telescópicos permite ter sempre à disposição a máquina com as características certas para executar obras de manutenção a tapetes transportadores, catenárias, sistemas de ventilação, e fazer face às mil necessidades imprevistas que, nestas atividades, estão na ordem do dia.
Por seu turno, os dumpers gigantes, expressamente pensados para o trabalho nas minas, permitem cargas importantes e são absolutamente únicos, dadas as suas características de robustez e comodidade.

MINAS, PEDREIRAS E TÚNEIS

A atividade de extração de minerais de minas e pedreiras representa uma atividade primária para o homem, que teve início até mesmo antes da agricultura. Embora se trate de uma atividade de elevado impacto ambiental, constitui o fundamento de todas as outras atividades de produção e, consequentemente, do desenvolvimento e do bem-estar da nossa sociedade.

Existem quatro métodos fundamentais de extração dos minerais: de minas ou de pedreiras a céu aberto, que são, de longe, as mais difusas; ou de minas e pedreiras subterrâneas, às quais se acede através de poços ou galerias; o último modo é o da extração de minerais e de combustíveis mediante poços de perfuração.

A diferença entre minas e pedreiras depende substancialmente do material que se “cultiva” (na técnica mineira chama-se cultivo à exploração sistemática de pedreiras e minas): das minas extraem-se os minerais metalíferos, as pedras preciosas, os refratários e os combustíveis; das pedreiras extraem-se os mármores, as pedras ornamentais e pedras de construção como a areia, o cascalho e a turfa.

Seja pedreira, mina ou túnel estas atividades têm três coisas em comum: as condições extremas, a perigosidade e a dureza do trabalho.

Graças à experiência maturada nestes setores, e ao feedback contínuo com os nossos clientes, a Dieci desenvolveu, ao longo do tempo, uma série de máquinas e equipamentos especiais pensados expressamente para este tipo de atividade: pesadas, extremas e perigosas.

Versatilidade, potência, dimensões compactas, fluidez de movimento, simplicidade de utilização e medidas técnicas ad hoc representam a garantia para obter os máximos resultados em condições extremas.

O centro de Investigação e Desenvolvimento Dieci está constantemente empenhado em estudar as melhores soluções sob o ponto de vista estético e ergonómico: o resultado final é um concentrado de design e conforto.

Telescópicos fixos

Telescópicos articulados

Telescópicos rotativos

Construção civil

É uma empresa de aluguer de veículos para a construção civil?

Descubra a nova gama de elevadores telescópicos para a construção civil com condições de aquisição expressamente pensadas para o serviço de aluguer.

Latest news

SETORES DE APLICAÇÃO DOS ELEVADORES TELESCÓPICOS PARA MINAS

Minas no subsolo

Em cada sistema mineiro, as operações de movimentação e manutenção são sempre gravosas, dado que retiram tempo precioso aos processos de produção.
Onde quer que seja utilizada uma maquinaria pesada, a Dieci estará sempre pronta a fornecer ideias, veículos e equipamentos capazes de realizar e agilizar todas as operações necessárias: elevadores telescópicos para a movimentação de pessoas e bens, autobetoneiras ágeis e compactas, que se adaptam perfeitamente a espaços apertados, dumpers potentes para as operações de eliminação do material.

Minas e pedreiras a céu aberto

As operações de manutenção de rotina tornam-se tarefas verdadeiramente titânicas nas minas e pedreiras a céu aberto se não se dispuser dos equipamentos adequados.
Com a utilização dos elevadores telescópicos e dos outros veículos Dieci estas operações tornam-se mais rápidas e simples. A natural versatilidade que, desde sempre, acompanha a vocação da Dieci tornou possível, ao longo dos anos, a realização de equipamentos específicos para cada tipologia de intervenção: manutenção de cilindros, desmontagem de pneus, movimentação de tubos para cravação de estacas, transporte e carga de placas de mármore semitransformado. A movimentação de cargas pesadas e volumosas já constitui a normalidade para as máquinas Dieci.

Tunneling

Em termos de tipologia de trabalho, a realização de túneis e galerias também pode ser equiparada à atividade extrativa. Galerias e túneis são escavados no interior dos maciços montanhosos para melhorar as ligações rodoviárias ou ferroviárias. Também neste setor, a experiência Dieci e a versatilidade dos veículos permite a utilização dos elevadores telescópicos como máquina jolly para diversas aplicações.
Algumas características, como o comprimento do braço, a potência de elevação, a mobilidade e a possibilidade de rotação, tornam os veículos Dieci ótimos na fase de montagem das galerias, quando é preciso instalar as condutas para a energia, a iluminação, as comunicações e, sobretudo, as condutas de ventilação forçada, indispensáveis a quilómetros e quilómetros de distância da entrada das galerias.

accorgimentitecnici

Medidas técnicas

Estabilizadores autoequilibrantes
Alguns modelos de elevador telescópico possuem estabilizadores autoequilibrantes, ideais para obras de consolidação da frente rochosa, facilitam a colocação em terrenos irregulares.

Filtros de ventilação suplementares
Estes filtros suplementares são adicionados ao sistema de ventilação da cabina para evitar que o operador respire substâncias potencialmente nocivas.

Meios certificados “antideflagrantes”
Os meios especiais da linha dedicada ao “tunneling” são certificados como “antideflagrantes”, para operar no subsolo.

Equipamento específico

Pinça para cilindros

Esta pinça foi concebida para movimentar várias tipologias de cilindros. A possibilidade de rodar e de se inclinar torna-a indispensável nas operações de manutenção de grandes maquinarias tais como dumpers e escavadoras de minas.

Pinça para pneus

Pinça especificamente pensada para movimentar várias tipologias de pneus. Graças à possibilidade de rodar e de se inclinar, manobrar pneus de grandes dimensões também se torna uma operação fácil e rápida.

Pinça de pousar cimbres

Este equipamento foi especificamente pensado para posicionar os cimbres que irão constituir as arcadas de suporte de túneis e galerias. A possibilidade de se inclinar maximiza a precisão nas operações de posa. A pinça pode ser regulada para se adaptar às diversas tipologias de cimbre.

Pinça para tubos

Equipamento concebido para movimentar tubos de vários comprimentos e secções. Encontra a sua principal utilização no setor petrolífero e do saneamento ambiental.

Cestos de transporte de pessoas

A gama Dieci de cestos de transporte de pessoas pode satisfazer qualquer exigência: cesto frontal, cesto frontal extraível, cesto com rotação hidráulica trilateral, cesto com braço positivo-negativo para permitir ao operador descer abaixo do nível de piso da máquina; além disso, também está disponível um cesto especificamente idealizado para operar em galerias e túneis, com rotação hidráulica trilateral e tejadilho de proteção.

SETORES DE APLICAÇÃO DOS ELEVADORES TELESCÓPICOS PARA MINAS

Apollo

Apollo é o elevador telescópico de braço fixo para a indústria e a construção civil, com características de excelência, extrema versatilidade e ótima maneabilidade: é o “mini elevador”, concebido para espaços apertados e difíceis.
A vasta gama de acessórios que se podem montar neste veículo: ganchos de elevação, pinças de vários géneros, pás de escavação e de inertes, guindastes e cestos tornam-no uma máquina polifuncional.
A cabina possui a homologação ROPS – FOPS, muito ampla para elevadores desta categoria, garante um alto nível de conforto. A porta é produzida com um inovador material, o DSCS, um compósito ultraleve, mas extremamente isolante quer no que toca às condições atmosféricas, quer os ruídos. Daí resulta um habitáculo potenciado em conforto e habitabilidade.

  • Cabina com a homologação ROPS – FOPS
  • Porta em DSCS (Double Skin Composite System)

Dedalus

Os modelos de elevador telescópico DEDALUS são particularmente adequados para serem utilizados nas obras de manutenção das estradas, nos centros históricos e em locais subterrâneos.
Máquina pequena e compacta, produzida com capacidades e alturas crescentes, distingue-se pelas suas características de maneabilidade, potência, precisão e grande fluidez dos movimentos.
Este elevador telescópico pode ser dotado do novo Joystick FNR que, graças ao simples movimento de uma mão, gere todas as funções de trabalho da máquina, aumentando-lhe a segurança e a precisão.
A cabina possui a homologação ROPS-FOPS, sendo também possível montar um sistema de ar condicionado potenciado que permite a perfeita difusão do ar no interior do habitáculo.
Todos os parâmetros de funcionamento da máquina são monitorizados por um computador de bordo com display LCD.

  • Novo Joystick de uma alavanca CAN-bus
  • Transmissão hidrostática de 2 velocidades
  • Novo Joystick FNR – opcional
  • Cabina com a homologação ROPS – FOPS
  • Disponível com a nova cabina Giugiaro Design

Icarus

A família dos elevadores telescópicos ICARUS é uma família de máquinas particularmente indicadas para os grandes trabalhos nos setores da construção civil e da indústria, graças às características de grande robustez, potência e alturas de elevação.
compartimento do motor foi especificamente concebido para conter as emissões sonoras e otimizar a dispersão do calor; além disso, por ter de operar em ambientes de trabalho muitas vezes poeirentos, o ICARUS foi dotado de pré-filtro separador aplicado ao filtro do ar, que impede a inalação de poeiras e partículas abrasivas, permitindo uma maior eficiência e duração do motor.
A cabina, com a homologação ROPS –FOPS, é muito confortável, o sistema de climatização pode ser potenciado mediante pedido e podem montar-se os novos bancos dotados de suspensão automática.

  • Cabina com a homologação ROPS – FOPS
  • Pré-filtro separador aplicado ao filtro do ar
  • Disponível com a nova cabina Giugiaro Design

Samson

Os elevadores telescópicos SAMSON são máquinas robustas e potentes, estas características tornam-nos particularmente adequados a trabalhos pesados e intensivos tanto no campo da construção civil como industrial, para quem necessita de uma grande capacidade de elevação.
É ótimo para os trabalhos de carga e descarga de materiais pesados, graças ao seu sistema cinemático de balanço dotado de contra-alavanca que permite aumentar consideravelmente o ângulo de rotação da placa porta-forquilhas, particularmente eficaz se combinado com a utilização do balde.

O sistema de climatização pode ser potenciado e a cabina possui a homologação ROPS – FOPS, o computador de bordo é dotado de display LCD.

Esta gama de elevadores telescópicos pode ser equipada com a transmissão VS Vario System EVO2 com 4 modos de condução: “Automotive”, “Loader”, “Creeper” e “ECO”, e um Joystick proporcional 4 em 1 combinado com uma bomba de caudal variável “Load Sensing”, que incrementa a velocidade de movimento e permite executar até 4 movimentos simultâneos.

  • Cabina com a homologação ROPS – FOPS
  • Transmissão VS Vario System EVO2
  • Joystick proporcional 4 em 1
  • Bomba de caudal variável “Load Sensing”
  • Sistema de ar condicionado potenciado
  • Taquímetro digital
  • Disponível com a nova cabina Giugiaro Design

Zeus

Estes modelos são elevadores telescópicos para construção civil que conjugam potência e agilidade para movimentar cargas pesadas em espaços apertados. O ZEUS é dotado de transmissão hidrostática combinada com comando “INCHING” por pedal, que permite à máquina o avanço lento mesmo com o motor em plenas rotações.

sistema cinemático de balanço é dotado de contra-alavanca que permite aumentar consideravelmente o ângulo de rotação da placa porta-forquilhas. Além disso, o cilindro de extensão está colocado no interior do braço. Estas características tornam-no cómodo e seguro para operações de carga e descarga. Pensado para trabalhar em estaleiros de construção civil, a cabina é dotada de todos os dispositivos de segurança, possui a homologação ROPS–FOPS e está preparada para um eventual ar condicionado potenciado onde quer que haja condições meteorológicas difíceis; mediante pedido, podem montar-se os novos bancos dotados de suspensão automática.

  • Cabina com a homologação ROPS – FOPS
  • Comando “Inching” por pedal
  • Transmissão hidrostática
  • Sistema de ar condicionado potenciado – opcional
  • Disponível com a nova cabina Giugiaro Design

Hercules

A família HERCULES é composta por potentes elevadores telescópicos, que se posicionam no mercado dos “gigantes”. Englobam todos os “plus” relativamente à segurança, maneabilidade e conforto, para além de avançadíssimas soluções hidráulicas.
Capazes de aproveitar ao máximo toda a sua força nos grandes estaleiros de construção civil, em pedreiras e minas, nos estaleiros portuários e navais e nos trabalhos “pesados” em geral, estes elevadores telescópicos caracterizam-se por uma gestão otimizada da combustão e pelos consumos significativamente reduzidos, graças à tecnologia de tratamento dos gases de escape SCR (redução seletiva catalítica), à transmissão hidrostática e ao diferencial central que permitem compensar as diferenças de rolamento das rodas no eixo dianteiro e traseiro, minimizando os esforços e obtendo uma maior poupança de combustível.
Além disso, está equipado com distribuidor proporcional de controlo eletrónico “Load Sensing- Flow Sharing”, e comando “Inching” por pedal que permite à máquina o avanço lento mesmo com o motor em plenas rotações.

  • SCR, redução seletiva catalítica
  • Transmissão hidrostática
  • Diferencial central
  • Distribuidor proporcional de controlo eletrónico “Load Sensing-Flow Sharing”
  • Comando “Inching” por pedal

Pegasus

O PEGASUS é um elevador telescópico rotativo, a rotação pode ser contínua (360°) e não contínua (400°). Este elevador pode ser equipado com uma grande variedade de acessórios que o tornam adequado à execução de numerosos trabalhos; uma única máquina pode funcionar como elevador telescópico, plataforma aérea e grua.
modelo Pegasus /400°, expressamente pensado para o mercado de aluguer, tem uma rotação de 400° não contínuos; as suas características principais são a simplicidade de utilização, a robustez, a fiabilidade e uma gama completa de equipamentos de segurança, incluindo um limitador de carga e uma instrumentação de vanguarda para o controlo total da máquina em qualquer situação de esforço, carga, terreno e velocidade.

Pegasus de rotação contínua a 360°, para além de todas as características do modelo 400°, é dotado de estabilizadores com função de nivelamento automático e de um sistema de controlo eletrónico (realizado com tecnologia CAN-bus) que permitem operar em qualquer posição; de facto, consoante a superfície de apoio, a posição dos estabilizadores e o nível de carga, o sistema mede em tempo real os parâmetros ideais de trabalho e de segurança mediante um diagnóstico aprofundado, permitindo o controlo total.
Aos equipamentos juntam-se o novo distribuidor hidráulico Load Sensing/Flow Sharing e uma nova junta rotativa com sensor de rotação integrado.

joystick capacitivo com sensor de homem presente, preciso e sensível, permite a regulação/redução da velocidade de rotação da torreta.

O sistema de inversão automática dos comandos permite a marcha com a torreta rodada até 180° para uma deslocação mais facilitada no interior de áreas de trabalho apertadas.

O sistema “Ecowork” aliado ao joystick permite uma maior poupança de combustível, dando potência ao motor Diesel apenas quando necessário.

As já de si ótimas características de conforto da cabina (com a homologação ROPS–FOPS e dotada de todos os dispositivos de segurança e ar condicionado) são ainda melhoradas pela adoção de um novo sistema de Navegação Smart que preside ao controlo das principais funções eletrónicas da máquina: modo de condução, controlo RPM mínimas, velocidade de avanço e diagnóstico.

  • Rotação contínua (360°) e não contínua (400°)
  • Limitador de carga
  • Estabilizadores com função de nivelamento automático
  • Distribuidor hidráulico Load Sensing/Flow Sharing
  • Joystick capacitivo com sensor de homem presente
  • Cabina com a homologação ROPS – FOPS
  • Sistema de Navegação Smart

Pivot

O AGRI PIVOT é um elevador telescópico articulado compacto, leve e montado com componentes de ótima qualidade. Esta pá carregadora de rodas de chassis articulado com braço telescópico é o ideal para quem opera em espaços apertados, onde quer que se necessite de uma máquina de alto desempenho e com um custo de funcionamento reduzido.

O motor (traseiro) está instalado longitudinalmente, para uma melhor acessibilidade durante a manutenção, com uma ótima visibilidade lateral e traseira.

Todas as partes vitais, como o eixo cardã e o cilindro de extensão, estão numa posição protegida; os pernos e os casquilhos estão protegidos por vedantes “Long Life”. O sistema de travagem é servo-assistido e o pedal “Inching” permite o pleno controlo da velocidade de avanço, mesmo com o motor no máximo das rotações.

Os equipamentos de segurança e elevação incluem um limitador de carga.

A cabina, uma das mais baixas da sua categoria relativamente ao solo, possui a homologação ROPS – FOPS, é dotada de todos os dispositivos de segurança e foi concebida para garantir um alto nível de conforto, com teto de abrir, display TFT a cores e Joystick capacitivo com sensor de homem presente. Pode ainda ser dotada de sistema de climatização potenciado que permite a perfeita difusão do ar no interior do habitáculo.

  • Comando “Inching” por pedal
  • Limitador de carga
  • Vedantes “Long Life”
  • Cabina com a homologação ROPS – FOPS

Autobetoneiras

A autobetoneira Dieci foi especificamente concebida para uma utilização pesada e intensiva. É a autobetoneira hidrostática italiana de maior potência, com um rendimento de 100 m³ de betão em apenas 5 horas de trabalho.

Concebida para uma utilização pesada e intensiva, a F7000 CCS está homologada para a circulação na estrada, mesmo em plena carga.

A máquina pode ser dotada de:

  • eixo dianteiro autoblocante,
  • caixa com repartidor de 2 velocidades de comando elétrico ou mecânico,
  • transmissão hidrostática,
  • 4 rodas motrizes e direcionais com travagem em todas as rodas,
  • travões de disco em banho de óleo,
  • canal de descarga regulável em altura e rotativo a 180°
  • sistema de pesagem eletrónica com impressora ou de deteção hidráulica
  • bomba de lavagem de alta pressão
  • cabina fechada insonorizada com aquecimento
  • caixa para carga de inertes

O desenho testado das pás em espiral permite uma homogeneidade de amassamento em todas as secções

A alta espessura do aço utilizado para o tambor de mistura garante-lhe indeformabilidade e longa duração. A pá de auto-carregamento permite uma total autossuficiência na preparação da mistura, mesmo em locais afastados de um centro de betonagem para o abastecimento.

A cabina, já de topo em termos de ergonomia, conforto e equipamentos de segurança, possui a homologação ROPS-FOPS e é dotada de posto de condução reversível.

Dumpers

Os DUMPERS Dieci são máquinas versáteis, manejáveis, leves e facilmente manobráveis, com capacidades de carga crescentes. Cada modelo apresenta características específicas, especificamente pensadas para todas as exigências profissionais.

Máquinas ideais para a movimentação de materiais nos estaleiros de construção civil ou no âmbito industrial, podem ser dotados de pá de auto-carregamento que torna estes DUMPERS autónomos nas fases de carga da caixa.

A direção de articulação central permite obter um raio de viragem estreito, para se poder mover agilmente nos estaleiros, a máquina é dotada de direção livremente selecionável quer nas 4 rodas, transversal, ou apenas em 2 rodas.
O teto-rollbar possui a homologação ROPS – FOPS, a cabina foi concebida para um alto nível de conforto e é dotada de posto de condução reversível.

Compare os modelos da gama Dieci